Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 04 - ABRIL Ministério da Saúde certifica enfermeiros da Seris que atuam no sistema prisional
27/04/2018 - 09h04m

Ministério da Saúde certifica enfermeiros da Seris que atuam no sistema prisional

Gerência de Saúde do órgão ressocializador é responsável por prevenir doenças e promover a saúde de mais de 4.500 internos

Ministério da Saúde certifica enfermeiros da Seris que atuam no sistema prisional

Profissionais da Gerência de Saúde são certificados pela segunda vez seguida. (Foto: Jorge Santos).

Texto de Mayara Wasty

Com planejamento e eficiência, os trabalhos dos profissionais de saúde da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) têm sido cada vez mais evidenciados. Este mês, onze enfermeiros conquistaram a certificação de excelência do Ministério da Saúde. pelos serviços prestados para detectar infecções sexualmente transmissíveis em mais de 4.500 internos. Este é o segundo ano consecutivo que a Gerência de Saúde recebe o reconhecimento.

A aprovação faz parte das atividades da 15ª Rodada de Avaliação Externa da Qualidade para Testes Rápidos (AEQ-TR) para HIV e Sífilis, utilizando a metodologia Dried Tube Specimens. O controle é realizado pelo Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, em parceria com o Laboratório de Biologia Molecular, Microbiologia e Sorologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Para a coordenadora de Enfermagem da Seris, Polyana Cavalcante, a certificação impulsiona ainda mais as boas práticas no cárcere. “É muito gratificante receber a certificação novamente. Esse reconhecimento reflete o trabalho executado diariamente, com muita responsabilidade e ética nos presídios”, disse a enfermeira, explicando que, em maio, uma nova rodada da avaliação estará disponível para ser realizada pela equipe.

Conhecimento na faculdade

O trabalho na área de assistência à saúde no sistema prisional tem chamado a atenção também da comunidade acadêmica. Nesta quinta-feira (26), a partir das 19h, a coordenadora de Enfermagem, Polyana Cavalcante, irá relatar sua experiência aos estudantes da Faculdade Maurício de Nassau, na Semana Acadêmica da instituição. Na ocasião, a profissional irá apresentar um panorama da gestão de Enfermagem nos presídios.

Ações do documento