Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 04 - ABRIL Com instruções e orientações reeducandos são inseridos na sociedade pelo trabalho
09/04/2018 - 08h55m

Com instruções e orientações reeducandos são inseridos na sociedade pelo trabalho

Criação de vínculos e rede de suporte otimizam trabalhos desenvolvidos por reeducandos e diminui chances de reincidência criminal em Alagoas

Com instruções e orientações reeducandos são inseridos na sociedade pelo trabalho

Palestra serviu para orientar os trabalhadores egressos do sistema prisional sobre a importância do trabalho. (Foto: Sarah Brandão).

Texto de Mayara Wasty

A Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) continua desenvolvendo ações na nona edição do Governo Presente, que acontece no Agreste de Alagoas até este sábado (7).

Uma palestra direcionada aos conveniados da Reintegração Social inseridos em postos de trabalho no interior serviu para orientar os trabalhadores egressos do sistema prisional sobre a importância do trabalho, bem como para ouvir suas demandas e necessidades. Com essa rede de apoio, as chances de reincidência criminal diminuem, como explica a psicóloga Juliana Monteiro.

"Discutimos sobre a importância dos deveres, bem como dos direitos que eles têm. Explicamos também que temos toda uma equipe composta por psicólogos e assistentes sociais com quem eles podem contar e que havendo a necessidade, podemos vir até Arapiraca para realizar esse atendimento. Isso é uma troca, eles se empenham no trabalho e nós damos o suporte", disse.

José Zito da Silva tem 43 anos e há três voltou a conviver em sociedade. Ele é um dos trabalhadores com mais tempo de serviço nos convênios do interior. Trabalhando no Box de Artesanato da Fábrica de Esperança da Seris, ele explica como a oportunidade tem mudado a sua vida.

"Para mim, essa chance para trabalhar foi a melhor coisa do mundo, principalmente porque estava desempregado. Hoje eu consigo manter minha família, eles me incentivam para continuar trabalhando, para não perder as oportunidades; eles me dão mais força para trabalhar", finaliza o apenado.

Ações do documento