Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 03 - MARÇO Seris e Uncisal planejam parceria para fomentar o conhecimento e a ressocialização
09/03/2018 - 09h25m

Seris e Uncisal planejam parceria para fomentar o conhecimento e a ressocialização

Corpo docente faz visita técnica no Complexo Penitenciário e destaca potencialidades da gestão prisional alagoana

Seris e Uncisal planejam parceria para fomentar o conhecimento e a ressocialização

Comitiva composta pelo reitor e por professores da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas conheceram in loco o Complexo Penitenciário. (Foto: Ascom/Seris).

Texto de Maysa Cavalcante

Aproximar a comunidade acadêmica das ações de reintegração social desenvolvidas pela Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Esta semana, uma comitiva composta pelo reitor e por professores da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) conheceram in loco o Complexo Penitenciário.

A comitiva esteve na Fábrica de Esperança, Casa de Custódia, Núcleo Ressocializador da Capital, Centro Psiquiátrico Judiciário, além dos Presídios Militar, Santa Luzia e Baldomero Cavalcanti.

No mês passado, uma reunião entre as duas instituições já havia ocorrido para compartilhar boas práticas. Agora, as autoridades das pastas discutem os meios para formalizar uma parceria que contemple os acadêmicos com mais conhecimento e a população carcerária com serviços de qualidade.

"A união da Uncisal e da Seris é enriquecedora. Temos vagas ociosas em cursos na modalidade de educação à distância e queremos destinar essa oportunidade para os reeducandos. Conhecemos o Complexo Penitenciário, suas deficiências e potencialidades, e veremos como a Universidade contribuirá com a Ressocialização", afirma o reitor da Uncisal, Henrique Costa.

Segundo a gerente de Educação, Produção e Labortarapia, agente penitenciária, Andréa Rodrigues, o interesse em conhecer os trabalhos nas unidades demonstra a credibilidade da Seris. "Há alguns anos, o sistema prisional era obscuro. Hoje, a comunidade acadêmica e a sociedade têm outro olhar. Acredito que só temos a ganhar com essa nova parceria", disse.

A gerente de Saúde, agente penitenciária Larissa Vital, também comenta os benefícios da proximidade da Uncisal nas ações de saúde no cárcere. "Vamos construir um elo de ajuda mútua. Iremos contribuir com a formação profissional dos acadêmicos, pois temos um campo de estágio enriquecedor. Em contrapartida, potencializaremos os serviços ofertados aos internos", conclui.

Ações do documento