Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 02 - FEVEREIRO Seris promove mutirão de saúde no Presídio de Segurança Máxima
06/02/2018 - 10h19m

Seris promove mutirão de saúde no Presídio de Segurança Máxima

Cerca de 40 custodiados foram beneficiados com testes rápidos e imunização; ação assegura diretrizes da LEP

Seris promove mutirão de saúde no Presídio de Segurança Máxima

Ação preventiva dissemina saúde entre reeducandos do Presídio de Segurança Máxima. (Foto: Sarah Brandão).

Texto de Maysa Cavalcante

Reeducandos do Presídio de Segurança Máxima (PSM) participaram, nessa segunda-feira (5), do mutirão promovido pela gerência de Saúde da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). A ação beneficiou cerca de 40 custodiados, assegurando a assistência à saúde, conforme diretriz da Lei de Execução Penal (LEP).

Durante o atendimento realizado na unidade, localizada no complexo penitenciário de Maceió, foram ofertados testes rápidos para a detecção de doenças infecciosas, como HIV, sífilis e hepatites B e C, bem como  imunização contra hepatite B, H1N1, tétano, além de caxumba, sarampo e rubéola (tríplice viral).

Enfermeiros, técnicos de enfermagem, estagiários de enfermagem e agentes penitenciários participaram da ação. A coordenadora de Enfermagem da Seris, Polyanna Teixeira, ressalta o empenho dos profissionais da Ressocialização para legitimar os direitos previsto em lei. "Os mutirões são essenciais para que possamos dar celeridade aos atendimentos", disse.

"Promovemos a assistência à saúde dos reeducandos com atendimentos semanais nas unidades. Porém, quando há muitos custodiados necessitando de assistência, realizamos mutirões. Com o empenho de todos profissionais envolvidos na ação, conseguimos atender uma demanda reprimida, assegurando um direito previsto na LEP", concluiu Teixeira.

Ações do documento