Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 01 JANEIRO Segurança nos presídios é intensificada com planejamento e eficiência
08/01/2018 - 08h44m

Segurança nos presídios é intensificada com planejamento e eficiência

Controle dentro e fora dos presídios, intensificação das operações e investimentos profissionais refletem na custódia dos apenados

Segurança nos presídios é intensificada com planejamento e eficiência

Atuação dos agentes penitenciários torna Alagoas referência em gestão prisional. (Foto: Jorge Santos).

Texto de Mayara Wasty

 

Com planejamento e ações pontuais, a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) tem garantido a ordem e disciplina nos presídios. Em 2017, diversas ações foram desencadeadas para fiscalizar a conduta dos reeducandos e cumprir as determinações da Lei de Execução Penal (LEP). Como resultado houve uma diminuição nos incidentes nos presídios.

Entre 2016 e 2017, houve uma redução de 34,5% nas fugas. Para alcançar esse resultado, os agentes penitenciários intensificaram as operações nos módulos dos presídios. Nas varreduras, itens ilícitos foram localizados e retirados de circulação.

Outra prática que merece destaque ocorreu por meio da Inteligência da Seris. Somente em 2017, mais de seis mil internos foram movimentados nos presídios, sem intercorrências operacionais.

O agente penitenciário e chefe especial das Unidades Penitenciárias, Milton Pereira, destaca o empenho e capacidade operacional dos agentes. “As operações garantem a manutenção da ordem, segurança, disciplina e vigilância nos presídios. Estamos sempre observando atentatemente a conduta da população carcerária. Desta forma prevenimos toda e qualquer ação criminosa contra a ordem e a disciplina do sistema penitenciário”, explica.

Pereira acrescenta que as ações culminam com um ambiente digno e favorável para atingir o resgate social. “Alagoas é referência nacional na custodia e ressocialização dos internos. Neste ano buscamos intensificar os esforços para manter o foco e promover a disciplina, educação, responsabilidade social e os direitos humanos no cárcere”, completa.

Valorização dos agentes penitenciários

Os investimentos com capacitações profissionais têm impactado em avanços. Por meio da Escola Penitenciária, dezenas de cursos foram ofertados gratuitamente aos servidores. Semanalmente, novas oportunidades surgem para os interessados. Basta procurar a diretoria da Escola, no complexo penitenciário, ou entrar em contato pelo telefone: (82) 3315-1049 para garantir a inscrição.

Já a modernização tecnológica ocorre de forma gradativa. Equipamentos de segurança, como banquetas, scanners de Volume de Mão (Raio-X) e raquetes detectores de metais, além de armamentos, munições e veículos novos já estão sendo utilizados pelos agentes penitenciários.

“A modernização e o aparelhamento da força prisional são de suma importância para a manutenção da ordem e segurança nos presídios. Garantir que exista um ambiente digno, ordeiro e condizente com as políticas de resgate social implementadas pela Seris é a nossa missão”, finaliza o agente penitenciário.

 

 

Ações do documento