Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 01 JANEIRO Escola Penitenciária mantém servidores qualificados de forma permanente
05/01/2018 - 09h44m

Escola Penitenciária mantém servidores qualificados de forma permanente

Mais de 1.400 servidores foram contemplados com ações da Seris e instituições parcerias em 2017

Escola Penitenciária mantém servidores qualificados de forma permanente

Cursos e treinamentos possibilitam aos servidores Seris o desenvolvimento profissional de forma continuada, através do aperfeiçoamento das habilidades já existentes. (Foto: Jorge Santos).

Texto de Mayara Wasty

Atuar dentro da legalidade, zelar pela segurança e bem-estar social são alguns dos benefícios gerados pelas capacitações profissionais ofertadas pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), através da Escola Penitenciária. Em 2017, 46 cursos e palestras foram realizados pela pasta, oportunizando mais conhecimento aos agentes penitenciários e demais servidores penitenciários.

Ao todo, 804 servidores efetivos, efetivados e prestadores de serviço da Seris participaram das capacitações da escola em diferentes áreas, desde cursos operacionais, como Combate com Facas e Desarme de Armas de Fogo, Técnicas de Imobilização, em Baixa Luminosidade e Prevenção e Combate a Princípio de Incêndios, até áreas administrativas, como Português Instrumental, Atualização em Lei de Execução Penal (LEP).

Parcerias firmadas com diferentes instituições também foram fundamentais para fomentar o conhecimento dos servidores penitenciários, resultando no aproveitamento de 656 servidores em cursos presenciais e na modalidade EAD em instituições como a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o Instituto Mundo Melhor e a Escola de Governo da Secretaria de Planejamento e Gestão Pública.

Para o gerente da Escola Penitenciária, coronel Clístenes de Omena, a capacitação profissional é uma ferramenta dentro da estrutura da administração pública que garante a prestação de um serviço de excelência para população.

“Os cursos e treinamentos possibilitam aos servidores o desenvolvimento profissional de forma continuada, através do aperfeiçoamento das habilidades já existentes e desenvolvimento de tantas outras que serão ser aplicadas no dia a dia profissional de cada servidor”, destaca.

Para 2018, diversas iniciativas estão previstas, dentre elas: Defesa Pessoal e Técnicas de Imobilização para Mulheres, Noções de Direito Administrativo, Curso de Prevenção e Combate a Incêndio, Noções de Primeiros Socorros, Preservação e Isolamento de Local de Crime, Técnicas e Tecnologias de Baixa Letalidade e Técnicas de Contenção, Imobilização e Condução de Presos.

Gradativamente, as vagas serão divulgadas no site da Seris (www.seris.al.gov.br). Os servidores interessados também podem procurar a Gerência da Escola Penitenciária, situada no Complexo Penitenciário, ou entrar em contato através do telefone: (82) 3315-1049.

Ações do documento