Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 01 JANEIRO Ações de saúde beneficiam mais de 8 mil pessoas nos presídios
02/01/2018 - 11h40m

Ações de saúde beneficiam mais de 8 mil pessoas nos presídios

Gerência da pasta realizou dezenas de mutirões com busca ativa de doenças, vacinação, testes rápidos, dentre outras medidas

Ações de saúde beneficiam mais de 8 mil pessoas nos presídios

Ressocialização investe na saúde dos servidores e apenados. (Foto: Jorge Santos).

Texto de Maysa Cavalcante

Ao longo de 2017, a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) planejou e executou iniciativas que promoveram a saúde e o bem-estar dos reeducandos e servidores nos presídios alagoanos. Mutirões para busca ativa de doenças, vacinação, realização de testes rápidos e participação em campanhas nacionais no cárcere beneficiaram mais de oito mil pessoas.

Na campanha de vacinação contra a gripe do Ministério da Saúde, mais de três mil doses de vacinas foram aplicadas no sistema prisional. A gerente de Saúde da Seris, Larissa Vital, ressalta a importância da imunização no cárcere. “Em ambientes de confinamento, as doenças infectocontagiosas têm mais facilidade para proliferação. Com a vacina, evitamos a circulação do vírus no sistema”.

Outra medida preventiva adota pela Ressocialização ocorreu por meio da coleta para o exame de baciloscopia. Os mutirões promovidos pela gerência de Saúde também foram essenciais para detectar e combater à tuberculose de forma precoce, evitando a proliferação da doença. Já os testes rápidos contribuíram para detectar enfermidades infecciosas como o HIV, a sífilis e a hepatites B e C.

O 'Outubro Rosa – Seris a Favor da Vida', lançou uma proposta de atenção e cuidado com a mulher. Além da assistência médica, foram ministradas palestras educativas para realização do autoexame e prevenção do câncer de mama e colo de útero. Nesta campanha, as servidoras e reeducandas do Presídio Santa Luzia e do Centro Psiquiátrico foram beneficiadas.

Já o ‘Novembro Azul’ deu continuidade aos atendimentos preventivos em combate ao câncer de próstata. Foram realizadas ações nos Presídios Baldomero Cavalcanti, Cyridião Durval e de Segurança Máxima. Atendimentos médicos e orientações psicossociais foram ofertados nas unidades, além de testes rápidos e exames de sangue para os servidores e internos.

Ações do documento