Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 12 - DEZEMBRO Governo do Estado premia parceiros com Selo Ressocializador
26/12/2017 - 08h41m

Governo do Estado premia parceiros com Selo Ressocializador

Iniciativa destaca a transformação na vida dos egressos por meio do trabalho; Alagoas é o estado que mais emprega reeducandos

Governo do Estado premia parceiros com Selo Ressocializador

Selo Ressocializador foi entregue a 24 órgãos, empresas e agentes responsáveis por dar oportunidades a reeducandos em Alagoas. (Foto: Jorge Santos).

Texto de Mayara Wasty

Enaltecer iniciativas que transformam a vida de muitos egressos do sistema prisional. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), entregou, na noite de quarta-feira (20), o Selo Social para Empresas Ressocializadoras aos parceiros que absorvem mão de obra dos egressos conveniados a Reintegração Social da Seris.

Na solenidade, 24 órgãos, empresas e agentes ressocializadores foram contemplados com as homenagens, no Palácio República dos Palmares. Mais do que celebrar o trabalho, a iniciativa representa uma grande ação social. Graças às oportunidades geradas, a taxa de reincidência criminal dos apenados vem caindo, sendo hoje inferior a 2%, enquanto a média nacional é de 70%.

O secretário de Ressocialização e Inclusão Social, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, enalteceu o emprenho dos parceiros para a efetivação da ressocialização. “Agradeço a todas as personalidades que acreditaram no sistema prisional. Acreditam porque sabem que essas vidas vão voltar para a sociedade e, se nós não propiciarmos oportunidades, o índice de reincidência seria maior”, lembrou.

O gestor destacou ainda a gestão da agente penitenciária Shirley Araújo, chefe de Reintegração Social. “Esse projeto é, proporcionalmente, o maior do país. Isso é fruto do trabalho direto da nossa colega Shirley [Araújo]; só pessoas visionárias, com amor no coração, têm essa capacidade de dar outra chance. O Selo Ressocializador representa justamente isso: amor e oportunidade. Quem somos nós sem oportunidade?”, completou Freitas.

Christian Teixeira, secretário de Estado da Saúde, foi um dos contemplados com a premiação e também falou sobre a transformação na vida dos egressos. “Participar do Selo Ressocializador é uma clara demonstração do compromisso do Governo de Alagoas com aqueles cidadãos que estão sob responsabilidade do Estado. Reinserir o cidadão na sociedade é um trabalho muito maior que intramuros”, falou.

O desembargador e vice-presidente do Tribunal de Justiça, Celyrio Adamastor, enalteceu as políticas ressocializadoras desenvolvidas pela Seris. “Parabéns pelo trabalho que estão fazendo, cobro muito da Secretaria, pois é um desejo reduzir o número de reeducandos reincidentes. Parabéns e que nós continuemos a ressocializar as pessoas que precisam”, finalizou.

Atualmente, o setor de Reintegração Social da Seris mantém convênio com 32 parceiros, entre instituições públicas e privadas. Juntos, os parceiros empregam mais de 700 reeducandos em Alagoas. Vale ressaltar que no início do projeto, em 2011, existiam apenas quatro convênios.

Responsabilidade social

Ao sair do sistema penitenciário, é necessário que o egresso tenha oportunidade para mudar de vida, e essa oportunidade, muitas vezes, vem em forma de uma vaga no mercado de trabalho.

O processo de contratação de reeducandos é baseado na Lei de Execuções Penais (LEP), Nº 7.210 de 11 de junho de 1984. As empresas que possuem apenados em seu quadro de funcionários adotam uma postura de responsabilidade socioempresarial.

Para participar dessa iniciativa, a instituição deve assinar um termo de cooperação com a Seris. Depois, é feita uma pré-seleção e identificado o melhor local de trabalho de acordo com o perfil do apenado. Em seguida, iniciam-se os serviços, com a supervisão da Reintegração Social.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor