Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 10 - OUTUBRO Práticas exitosas na gestão prisional em AL são apresentadas à comitiva do Uruguai
06/10/2017 - 11h33m

Práticas exitosas na gestão prisional em AL são apresentadas à comitiva do Uruguai

Além do fator segurança, visita busca fortalecer ações ressocializadoras; gestores conheceram unidade prisional do Agreste, em Girau do Ponciano

Práticas exitosas na gestão prisional em AL são apresentadas à comitiva do Uruguai

Estrutura organizacional, compromisso e disciplina dos funcionários chama a atenção das autoridades estrangeiras

Texto de Mayara Wasty

O trabalho de ressocialização desenvolvido pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) cresce cada vez mais e repercute positivamente, tornando Alagoas referência na gestão prisional. Na quinta-feira (5), o secretário da Ressocialização e Inclusão Social, Marcos Sérgio de Freitas, apresentou os resultados desta política para autoridades do Judiciário e da segurança pública de Alagoas, Sergipe e do Uruguai.

A iniciativa ocorreu durante evento da Empresa Reviver, “Um novo olhar para o sistema penitenciário”, realizado no Hotel Ponta Verde. Na ocasião, o secretário destacou alguns vetores fundamentais para atingir os resultados esperados: planejamento, organização, transparência, ordem e disciplina. “Estamos à disposição para trocar informações e otimizar as práticas no âmbito prisional”, disse o secretário, referindo-se ao processo de implantação da Parceria Público-Privada que está sendo implantada no Uruguai.

Para o secretário, o encontro reflete o bom trabalho realizado pelo Governo de Alagoas. “A visita da comitiva é a comprovação de que a política de ressocialização do Estado tem êxito. Prova disso são as visitas freqüentes de estudantes, organismos sociais, entidades públicas e civis para conhecer o nosso modelo, que busca não somente a custódia segura, mas também a ressocialização”, comentou Freitas.

Juan Rosa, comissário major do Uruguai, demonstrou bastante interesse nas atividades desenvolvidas em Alagoas. “Estamos começando a utilizar o sistema público e privado. Viemos aprender as práticas que a Secretaria da Ressocialização e a Empresa Reviver fazem no Presídio do Agreste. Destaco a estrutura organizacional e do presídio em si, além do compromisso e disciplina dos funcionários”, afirmou Rosa.

O secretário Executivo de Gestão Interna, Henrique do Carmo, salienta o apoio do Governo do Estado para execução efetiva das políticas da Seris. “O governador tem apoiado e incentivado essa política e temos mostrado para o Brasil que o modelo vem dando certo”, ressaltou.

Na quarta-feira (4), a comitiva do Uruguai conheceu as instalações do Presídio do Agreste, que funciona no sistema de cogestão, em Girau do Ponciano. Na ocasião, a gerente da empresa Reviver, Girlene Gomes, destacou sobre a parceria com o Estado. “Temos trabalhado de forma integrada para efetivar tudo aquilo que preconiza a Lei de Execuções Penais. Mais do que ressocializar, atuamos para que os internos disseminem bons valores sociais”.

Ações do documento