Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 03 - MARÇO Governo do Estado promove dignidade das mulheres encarceradas
20/03/2017 - 09h45m

Governo do Estado promove dignidade das mulheres encarceradas

Ação conjunta, envolvendo órgãos governamentais e OAB, eleva a autoestima das custodiadas no Presídio Santa Luzia

Governo do Estado promove dignidade das mulheres encarceradas

Secretaria da Ressocialização reforça política assistencialista com foco na reintegração social das apenadas. (Foto: Maysa Cavalcante).

 Texto de Maysa Cavalcante

 
Palestras, dinâmicas, doações de livros e debates sobre o papel da mulher na sociedade. Essas foram algumas das atividades realizadas no Presídio Feminino Santa Luzia, na quinta-feira (16). A ação é fruto de um trabalho do Governo do Estado com a Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Alagoas (OAB-AL) para relembrar as homenagens prestadas no Dia da Mulher, celebrado nacionalmente no último dia 8 de março.
 
Na oportunidade, a Gerência de Saúde da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) realizou a imunização de seis reeducandas gestantes contra hepatite, tétano, difteria e tríplice bacteriana acelular do adulto (dTpa), vacina ministrada após a 20ª semana de gestação. Algumas internas também participaram da organização da biblioteca do Santa Luzia. A unidade recebeu uma volumosa doação de livros.
 
Ana Paula de Lima Nascimento, subchefe do Presídio Santa Luzia, destacou que as atividades contribuem para conscientizar as internas sobre o valor que elas têm. “Hoje elas puderam se entreter e socializar, melhorando o convívio na unidade. No fim do mês será realizado o ‘Dia da Beleza’, uma ação da Seris que beneficiará as custodiadas que apresentarem bom comportamento. Queremos resgatar a imagem da mulher em cada uma delas”, disse.
 
A reeducanda Genikelly Sayonará Cavalcante dos Santos afirmou que o evento contribuiu para melhorar sua autoestima. “Achei esse momento maravilhoso, pois pude conversar, desabafar e me distrair. A dinâmica de grupo também serviu para despertar em nós qualidades adormecidas, para que possamos nos enxergar mais fortes, mais corajosas e mais mulheres’’, concluiu a custodiada Genikelly.
 
Representando o Governo do Estado, além da Seris, participaram da iniciativa as Secretarias da Educação, da Mulher e dos Direitos Humanos. Já pela OAB-AL estiveram presentes membros da Comissão da Mulher Advogada da OAB/AL e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.
Ações do documento