Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Reintegração Social Projeto 'Uma nova história'

Projeto 'Uma nova história'

O projeto Uma Nova História foi criado devido a necessidade de inclusão social de reeducandos em cumprimento de pena nos regimes semiaberto e aberto, inclusão através do trabalho e um trabalho que fosse visto pela população, que beneficiasse de alguma forma a sociedade, e através desse serviço o preconceito possa ser vencido, que a população veja com outros olhos aqueles que querem afastar-se da criminalidade e precisam de apenas uma oportunidade. O projeto surgiu em 2015 e a partir de 2016 fomos conjugando esforços para sua melhoria, inclusive colocando um nome no projeto.

 

PROJETO UMA NOVA HISTÓRIA

A finalidade do Projeto é beneficiar a sociedade através de serviços de limpeza, manutenção, restauração de espaços públicos utilizando mão de obra carcerária, bem como auxiliar ações governamentais de apoio a Municípios e sociedade civil, como nos casos de calamidade pública (enchentes) saúde pública (combate ao Aedes aegypti) entre outras.

 

 O projeto é composto por 30 (trinta) reeducandos, os quais desempenham os serviços tanto na capital como no interior do Estado, recebendo salário e a remição da pena para os que cumprem pena no regime semiaberto, trazendo cidadania aos envolvidos, construindo suas histórias longe da criminalidade e sendo exemplos de inserção social de forma produtiva e harmônica.

 

O nome do projeto é conseqüência das ações nele desenvolvidas, pois através da restauração, limpeza e manutenção temos uma nova história para o local, para a comunidade que utiliza o espaço e principalmente através do trabalho os reeducandos estão construindo uma nova história.

 

Qualquer órgão pode solicitar o serviço da equipe do Projeto Uma Nova História, através de ofício endereçado ao Secretário de Estado de Ressocialização e Inclusão Social.

Além de promover a reintegração social, o Estado tem um ganho econômico, já que os serviços tem um baixo custo quando realizados com a mão de obra carcerária.

 

AÇÕES REALIZADAS PELO PROJETO UMA NOVA HISTÓRIA

PINTURA DA FAPEAL

PINTURA DA SEAGRI

PINTURA DA SESAU

PINTURA DA AMGESP

PINTURA DA BASE COMUNITÁRIA DO OSMAN LOUREIRO

PINTURA DA COMPANHIA DA PM EM SÃO MIGUEL DOS CAMPOS

PINTURA DO ESTÁDIO DE FUTEBOL DE CAPELA

PINTURA DE CANTEIROS E MEIO FIOS DE RUAS DE CAPELA

PINTURA DA FACHADA DO HOSPITAL DE PORTO CALVO

PINTURA DE VÁRIAS ONGS

LIMPEZA E PINTURA DA UNIDADE DE EMERGÊNCIA DO AGRESTE

REFORMAS NO BPRV

LIMPEZA DO IBAMA

LIMPEZA DE GROTAS (PAU D’DARCO, CANAÃ, OURO PRETO, ATERRO-IRACI) – PROJETO VIDA NOVA NAS GROTAS

LIMPEZA DA UNEAL

LIMPEZA DO 5º BATALHÃO

LIMPEZA DA BASE DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS

LIMPEZA DE ESCOLA DO CAIC

LIMPEZA DA ACADEMIA DA PM

LIMPEZA DAS MARGENS DO PÓLO INDUSTRIAL DE MARECHAL DEODORO

AÇÕES DO GOVERNO PRESENTE

 

Como resultados do projeto, nós acompanhamos a evolução profissional dos envolvidos, uma vez que eles participam de cursos profissionalizantes sempre que há a oferta desses, a melhoria do comportamento individual, familiar e social, uma vez que os mesmo tem acompanhamento psicossocial ofertado pela reintegração social, e o afastamento da criminalidade, já que durante o tempo do projeto não tivemos retorno de reeducandos inseridos no projeto ao sistema prisional por novo delito, ou seja, a reincidência cai visivelmente quando há oportunidades de trabalho e renda.


Com as parcerias entre SERIS e Órgãos Públicos e Empresas Privadas já são mais de 600 reeducandos trabalhando e o índice de reincidência é menor que 2% ao ano.

 
Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor